quarta-feira, 3 de outubro de 2007

EDUCAÇÃO Pré-Escolar não é prioritária em VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

A taxa de cobertura do Ensino Pré-Escolar no concelho de Vila Real de Santo António desceu de 95% para 60%, nos dois anos em que o PSD tem gerido a Câmara Municipal.

No mesmo período, o número de crianças em lista de espera para o Pré-Escolar na área do concelho passou de 24 para 77 sem que a Câmara tenha anunciado qualquer medida para resolver a situação.

Avaliar o estado da Rede Pré-Escolar no Concelho de Vila Real de Santo António foi o mote para a visita de trabalho, levada a efeito pela concelhia do Partido Socialista, esta Segunda-Feira, ao Agrupamento Vertical D. José I de Vila Real de Santo António.

Acompanharam esta visita, para além da responsável pelo pelouro da educação do Secretariado do Partido Socialista de Vila Real de Santo António, a também vereadora Luísa Currito, os Deputados Jovita Ladeira e Manuel José Rodrigues.

Sérias e profundas preocupações sobre o estado da Rede Pública do Pré-Escolar no Concelho de Vila Real de Santo António foi o registo encontrado.

A lista de espera mais que triplicou nos últimos dois anos (há 77 criança no concelho à espera de colocação) e a taxa de cobertura ronda os 60%, quadro que contrasta com a realidade deixada pelo Executivo Socialista.

Há dois anos, a taxa de cobertura do Pré-Escolar público rondava os 95%, a lista de espera era de 24 crianças, estando prevista a construção de uma nova sala para dar resposta a essa realidade.

Esta situação negativa em que se encontra o estado da Rede Pública do Pré-Escolar no Concelho de Vila Real de Santo António vai ao arrepio das políticas governamentais para a Educação Pré-Escolar e é de lamentar que a Câmara de Vila Real de Santo António não tenha sido capaz de aproveitar os recursos disponíveis.

O Partido Socialista considera que a Câmara Municipal se tem vindo a demitir das suas obrigações pondo em causa o ensino público e o caminho para a inclusão e para a igualdade de oportunidades das suas crianças.

Falta de pessoal auxiliar é ainda outra deficiência para a qual este Executivo PSD não procura solução.

O Partido Socialista regista que a educação não é prioridade para a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e entende que muitos dos recursos financeiros gastos em situações questionáveis e de cariz populista devem ser canalizados para a educação, área fundamental para o desenvolvimento e afirmação do concelho.

O PS afirma que não irá descansar enquanto o problema não estiver resolvido e envidará todos os esforços para que as crianças do concelho tenham uma oferta educativa universal e de qualidade, porque é o futuro e o concelho que estão em causa.

Para mais informações:
Jovita Ladeira – Deputada do PS – 914 224 958
Álvaro Araújo – Vereador da Câmara Municipal e Presidente da CP Concelhia do PS/Vila Real de Santo António – tel. 966 108 250

Nenhum comentário: